EJA 2019

O EJA 2019 – Educação de Jovens e Adultos (conhecido anteriormente como Curso Supletivo) foi criado na década de 80 (marcada pelo desenvolvimento de Projetos e / ou Pesquisas na Área de Educação de Jovens e Adultos), com o principal objetivo, de possibilitar o retorno às salas de aulas por parte daquelas pessoas que por motivos diversos, foram afastadas dos estudos no tempo regular de estudos.

O EJA é considerado uma modalidade de Ensino que engloba os dois principais níveis da Educação Básica: o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. É uma grande oportunidade de possibilitar a conclusão dos estudos em pouco espaço de tempo e qualificar-se ainda mais, para o mercado de trabalho.

EJA 2019

EJA 2019

Diversas Escolas oferecem as aulas do EJA, considerando-se que:

  • Para estar apto ao ingresso ao EJA Ensino Fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos;
  • Para estar apto ao ingresso ao EJA Ensino Médio, é necessário ter no mínimo 18 anos.

Como Funciona o EJA

O EJA 2019 pauta-se nas premissas de inclusão dos alunos participantes e da qualidade social do mesmo.

Funciona, partindo do pressuposto de que o aluno já traz consigo conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de sua vida, portanto, considera e valoriza de maneira significativa o “seu saber”.

Sendo assim, demanda tanto um modelo pedagógico próprio (que permita a apropriação e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais), tanto quanto um modelo de fixação de sistema de fiscalização e avaliação e Política de constante formação e atualização dos professores participantes do EJA.


Inscrições EJA 2019

  • O processo de Inscrição para o EJA 2019 varia de acordo com a escolha de escola para escola;
  • Em geral, são solicitadas a apresentação dos seguintes documentos:
  • Documentos Pessoais – RG, CPF etc.;
  • Histórico Escolar (que tem por objetivo comprovar os anos já estudados pelo aluno a se inscrever).
  • Para ter outras informações detalhadas do Processo de Inscrição, é necessário consultar a Escola escolhida para cursar o EJA 2019.

VEJA TAMBÉM:


EJA Supletivo

EJA – Ensino Fundamental

Destina-se aos alunos interessados com idade a partir dos 15 anos, que necessitam concluir os estudos do Ensino Fundamental (atualmente do 1º ao 9º ano).

EJA – Ensino Médio

Destina-se aos alunos interessados com idade a partir dos 18 anos, que necessitam concluir os estudos do Ensino Médio (atualmente do 1º ao 3º ano).

Esta etapa encerra a considerada Educação Básica no Brasil e tem, portanto, o objetivo de preparar o aluno, como cidadão, para o exercício de seus direitos e deveres, bem como, para as provas de Vestibulares, para as provas do ENEM e também, para o ingresso e permanência no Mercado de Trabalho.


EJA a Distância

A Modalidade EJA 2019 à distância, é oportunizada por algumas Instituições de Ensino.

Nesta Modalidade, o aluno tem a “liberdade” de estudar no lugar, dia e horário que mais adequar-se a sua rotina diária, o que possibilita que àqueles que não podem comparecer às salas de aula nas Escolas físicas, possam, também, concluir seus estudos, a fim de que não sejam, novamente, prejudicados em relação ao acesso a sua formação na Educação Básica.

EJA à distância

EJA à distância

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply