Jovem Aprendiz 2019 – Vagas, Empregos e Inscrição

Você já deve ter ouvido falar sobre o programa Jovem Aprendiz 2019 ou mesmo ter visto algum adolescente, em algum estabelecimento governamental trabalhando com uma camisa com estas duas palavras. Trata-se de um importante programa de aprendizado de trabalho para adolescentes que se encontram regularmente matriculados em uma escola. O oficio de Aprendiz é previsto por lei e possui até artigo previsto na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

O objetivo do Jovem Aprendiz 2019 é ensinar um oficio de trabalho para os adolescentes e assim incentiva-los garantindo a primeira experiência necessária para conseguirem o primeiro emprego.

Programa Jovem Aprendiz 2019

Programa Jovem Aprendiz 2019

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz 2019?

O programa foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para auxiliar os adolescentes e jovens a terem a primeira experiência profissional e fazer ainda curso de aprendizagem e qualificação.

O programa funciona através de contrato de trabalho, o qual tem a duração de até dois anos. A experiência é devidamente registrada na Carteira de Trabalho e o jovem é inscrito na Previdência Social.

Os jovens contemplados pelo programa podem trabalhar em empresas públicas e privadas que são parceiras do projeto e do Ministério do Trabalho em regime de tempo especial, pois também precisam se dedicar aos estudos.

Inscrição Jovem Aprendiz 2019

Podem se inscrever adolescentes e jovens que tenham entre 14 e 24 anos que desejam começar a vivenciar uma experiência profissional de aprendizado e recebimento de remuneração. É claro que se tiver participado do curso de Capacitação Básica realizada pelo próprio programa ou pelo EAD (Ensino a Distância) a preferência na seleção será maior. Acrescenta-se ainda que é um requisito que o candidato esteja cursando ou devidamente matriculado no ensino fundamental ou mesmo já ter concluído esse ciclo.

Adolescentes ou jovens que estejam em condição social e econômica vulnerável ou ainda tenham alguma deficiência física podem também se inscrever no programa Jovem Aprendiz. A seleção das vagas é feita pelas próprias empresas contratantes, basta consultar seus sites para saber como participar.

Empresas participantes do programa Jovem Aprendiz

Empresas participantes do programa Jovem Aprendiz

Qual é a jornada de trabalho do Jovem Aprendiz?

Na verdade existem duas modalidades de jornada de trabalho que podem ser adotadas aos participantes do programa: uma que é o cumprimento de 6 horas diárias para quem cursa o ensino fundamental e outra que é de 8 horas diárias para quem já finalizou esse ciclo educacional.

Quanto recebe e quais são os direitos do jovem?

Ele deverá receber o valor de 1 salário mínimo e, além disso, deverá contar com o direito de receber da empresa onde executa as atividades de aprendiz o vale-transporte (poderá ser descontado da remuneração 6% sobre o vale como é realizado com qualquer funcionário que trabalha sobre o regime da CLT) e ainda tirar férias.

Qual é a importância do programa Jovem Aprendiz 2019?

Além de ser um importante incentivo vindo do próprio Ministério do Trabalho é uma excelente oportunidade que os adolescentes e jovens podem contar para inserir no mercado uma vez que, eles possuem grande dificuldade devido à falta de experiência profissional.

O programa está disponível em todos os estados brasileiros, dependendo da necessidade das empresas de contratação de funcionários. Se você for, por exemplo, do Rio de Janeiro, basta procurar por empresas cariocas que participam do Programa Jovem Aprendiz 2019.

Além do mais, as parcerias firmadas são grandes empresas, o que poderá aumentar as chances de cada participante de conseguir um bom emprego até mesmo na própria empresa parceira do programa.

  • Veja Também: Como participar do Pronatec 2019 e garantir sua vaga.

As vagas são distribuídas para as mais diversas empresas que vai de operadoras de celulares, agência bancárias, órgãos governamentais e grandes varejistas. Dessa forma, se você deseja participar do Jovem Aprendiz basta entrar no site da empresa que deseja trabalhar e verificar se ela faz parte do programa. Em caso positivo, é só fazer a sua inscrição e ficar atento aos possíveis contatos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply