Pronatec Voluntário 2019

Para entrar no mercado de trabalho é fundamental que o candidato esteja bem qualificado. Por isso, hoje em dia, é preciso estar estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos regularmente. E para quem não possui dinheiro suficiente para investir em cursos de qualificação existe o Pronatec Voluntário, programa do Governo Federal que oferece inúmeras modalidades de cursos. Então, quer se informar um pouco mais sobre Pronatec Voluntário 2019? Leia o artigo abaixo!

Pronatec Voluntário 2019

Pronatec Voluntário 2019


Pronatec Voluntário 2019

O Pronatec Voluntário é um projeto do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. O programa possui o objetivo de ofertar cursos gratuitos em diversas áreas de atuação. É possível optar por cursos técnicos de nível médio ou para formação inicial e continuada (FIC).

Os cursos ofertados no Pronatec Voluntário são em instituições de ensino privadas. Por isso, o candidato já pode esperar por um ensino de qualidade e com boas didáticas.

Veja também:


Inscrições Pronatec Voluntário

Fazer a inscrição no Pronatec Voluntário é um processo simples e fácil. Basta somente que tenha um pouco de atenção no momento do processo de cadastro no programa.

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Pronatec Voluntário pelo seguinte endereço eletrônico: sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.
  2. Na página do programa, o candidato deve selecionar o tipo de curso que deseja fazer; escolher a modalidade, se é presencial ou à distância; informar seu grau de escolaridade; e por fim, selecionar a unidade de ensino que deseja estudar.
  3. Após o preenchimento destas informações, clique no botão “pesquisar”
  4. Escolha o curso desejado entre as opções listada pela plataforma e conclua sua inscrição no Pronatec Voluntário 2019.


Pronatec Voluntário à distância

Além das modalidades de cursos presenciais, o Pronatec 2019 Voluntário também pode ser feito à distância pela internet. Não ter uma instituição de ensino próxima a seu bairro ou cidade não é mais uma desculpa. Hoje em dia, é possível aperfeiçoar seus conhecimentos do conforto de sua residência. Abaixo separamos alguns cursos no Pronatec voluntário à distância, são eles:

    1. Curso para Técnico em saúde bucal;
    2. Curso para Técnico em órtese e próteses;
    3. Curso para Técnico em cenografia;
    4. Curso para Agente de limpeza de aeronaves;
    5. Curso para Assistente de dramaturgia;
    6. Curso para Técnico em canto;
    7. Curso para Agente de resíduos sólidos hospitalares;
    8. Curso para Agente de proteção civil;
    9. Curso para Técnico em vigilância sanitária;
    10. Curso para Técnico em radiologia;
    11. Curso para Técnico em meteorologia.
Pronatec Voluntário à distância

Pronatec Voluntário à distância


Quem tem direito

Antes de efetuar sua inscrição no Pronatec é necessário que saiba quem tem direito. Esses requisitos servem para controlar a quantidade de pessoas que podem realizar seu cadastro no programa. Abaixo, você poderá conferir quem pode se inscrever:

  • Beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família;
  • Trabalhadores;
  • Silvicultores;
  • Agricultores familiares;
  • Extrativistas;
  • Aquicultores;
  • Pescadores;
  • Comunidades quilombolas e povos indígenas;
  • Jovens e adolescentes que estejam cumprindo penas sócio educativas;
  • Mulheres responsáveis pela unidade familiar.

Duração dos cursos no Pronatec Voluntário

O período de duração dos cursos no Pronatec Voluntário pode diferenciar com a modalidade selecionada.

  • Cursos Técnicos de nível médio: geralmente, esses cursos possuem uma duração média de 1 a 2 anos.
  • Cursos de Formação Inicial ou Continuada: o período aproximado é de 3 à 5 meses. No entanto, essa duração depende do projeto pedagógico escolhido pela instituição de ensino.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply